2008 - Camboja, Vietnã e Laos

HO CHI MINH CITY (SAIGON)

(Fotos no fim do texto)

Suja, poluída, caótica e barulhenta. Assim é Saigon, que na verdade se chama Ho Chi Minh City desde 1976, mas a população continua chamando pelo antigo nome. Quem é apaixonado por histórias de guerra tem que ir para lá, porque é o melhor lugar para encontrar lembranças da Guerra do Vietnã (ou a Guerra Americana, como os vietnamitas chamam). Já quem não tem interesse pelo assunto talvez deva aproveitar os dias em outros lugares do país.

Para se locomover pela cidade, um mapa e disposição para caminhar são o suficiente na maioria dos casos. Quando cansar, dá pra pegar táxis, mas fique esperto, porque os taxistas sempre tentam tirar um troco em cima do turista. Ah, prepare-se para passar o dia dizendo “No, thank you” para os insistentes motoristas de moto-táxis.

De Saigon, saí para um day tour no Delta do Mekong, o rio mais importante do Sudeste Asiático e a região que mais produz arroz no país inteiro. E valeu a pena ver de perto a vida das pessoas que vivem em função da água do rio e passear de canoa pelos canais que são a cara do Vietnã.

COMO CHEGUEI: De avião.

QUANTO TEMPO FIQUEI: 3 noites e 4 dias, sendo um dia inteiro de tour no Delta do Mekong.

QUANTO TEMPO RECOMENDO: Para HCMC, um dia e uma noite é o suficiente para ver o que a cidade tem de melhor. Para o Delta do Mekong, um day tour é perfeito.

(Espere todos os thumbnails aparecerem para ver o slideshow)

Ver filmes é melhor do que ver fotos sobre o trânsito de Saigon. Veja que maravilha e repare nos absurdos que aparecem de vez em quando.